AAutomação Residencial com ESP32 é um projeto que integra além de diversos comandos, a facilidade de controle através da web, uma vez que utiliza tanto dispositivos móveis, como smartphones, quanto computadores e demais dispositivos que tenham acesso à rede.
Quem trabalha com eletrônica a um mais tempo e tem um conhecimento mais avançado em programação, com toda certeza tem o sonho de automatizar a sua casa, mas mesmo que pareça algo tão difícil, a automação residencial com ESP32 consegue simplificar bastante este processo.
Automação Residencial
A automação residencial é um conceito que vem conquistando cada vez mais o sonho de todos aqueles que desejam uma casa autossustentável com execuções que facilitam o dia a dia em diversas tarefas. O uso da tecnologia como facilitadora em algumas tarefas que em casas convencionais são atribuídas aos seus moradores ganha o nome de automação residencial, uma vez que torna automáticas algumas das tarefas das residências às quais é integrada. Poder controlar remotamente a sua casa, receber alertas de segurança, verificar câmeras de monitoramento e controlar janelas, equipamentos eletrônicos e demais dispositivos é algo que traz conforto, praticidade e segurança.
Porque Utilizar ESP32 na Automação Residencial?
Através do ESP32, porém temos um projeto de automação residencial de custo reduzido, uma vez que o próprio microcontrolador já possui integrado um sistema de comunicação Wi-Fi e Bluetooth.
Estes recursos integrados dispensam a necessidade de módulos extras e facilitam a conexão do projeto, evitando fios e demais conexões necessárias para os devidos componentes, deixando nosso projeto mais compacto e simples.
Quais as automações possíveis com o ESP32?
Algumas das possíveis automações de aplicarmos em nossas residências já foram mencionadas anteriormente, mas vamos explorar um pouco mais cada uma delas:
Sistema de controle de iluminação: Através da automação residencial podemos controlar através de smartphones e computadores o liga e desliga de lâmpadas, por exemplo, associadas a módulos relés.
Sistema de monitoramento: Um dos recursos muito úteis para quem deseja automatizar a sua casa diz respeito ao monitoramento, o qual pode ser executado de maneira mais simples e direta, através de um ESP32 CAM, uma câmera já instalada a um ESP32 e que pode ser configurada diretamente através do módulo.
Sistema de segurança: Muitos recursos podem ser incluídos neste item, dentre eles, o acionamento e a interrupção de sensores de presença e movimento como o PIR e seus respectivos sistemas de alarme sonoro.
Sistema de Acesso: Com o ESP32 é possível incluirmos a nossa automação residencial sistemas de verificação de acesso através de leitores biométricos, leitores RFID, senhas e demais tecnologias compatíveis que irão proteger contra a entrada de pessoas não autorizadas.
Sistema de controle para cortinas e janelas: Através dos devidos dispositivos e produtos compatíveis é possível incluirmos ao nosso projeto de automação sensores de luz e chuva, por exemplo, que controlariam a abertura e o fechamento de cortinas e janelas.
Sistema de controle de temperatura: Um dos recursos possíveis através da automação residencial é o controle de temperatura do ambiente, onde podemos integrar sensores como o DHT11 ou 22 e o DS18B20 para o controle de ar condicionado e aquecedor.
Enfim, estas são apenas algumas das possibilidades que podemos executar com este pequeno microcontrolador e o melhor disso, tudo diretamente através da tela do seu smartphone.